Diagnóstico de pneumonia deixa viagem do presidente Lula à China em risco

Diagnóstico de pneumonia deixa viagem do presidente Lula à China em risco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com pneumonia leve e teve que adiar sua viagem à China, que estava prevista para este sábado (25). A decisão foi tomada após o presidente passar por exames no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, na noite de quinta-feira (23), após retornar de uma série de viagens a estados do Nordeste e do Rio de Janeiro.

Devido ao seu estado de saúde, Lula permanecerá em repouso na residência oficial do Palácio da Alvorada, em Brasília. Todas as reuniões agendadas com ministros no Palácio do Planalto para esta sexta-feira (24) foram canceladas.

A viagem do presidente para a China será adiada para domingo (26), segundo a Presidência. Lula tem como primeiro compromisso na China um encontro com empresários e agentes públicos para discutir o desenvolvimento sustentável, que está previsto para segunda-feira (27), em Pequim.

Os principais eventos diplomáticos da viagem, como as reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro Li Qiang e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, serão realizados na terça-feira (28).

Já no dia 29, está programado um evento empresarial com a participação de mais de 240 empresários brasileiros, promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

No último dia da viagem, 30 de novembro, o presidente Lula irá a Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, criado pelos Brics, grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul. Nessa ocasião, a ex-presidenta Dilma Rousseff tomará posse no comando do banco.